10 dicas para utilizar o bórax como produto de limpeza ecológico

Um mineral natural, o bórax apresenta-se sobre a forma de pó branco que, quando adicionado a água, sabão Castile ou vinagre, transforma-se num poderoso produto de limpeza, que é 100% amigo do ambiente.

  1. O bórax é excelente para combater nódoas, mesmo as mais difíceis! Simplesmente polvilhe a nódoa com um pouco de bórax, esfregue e lave normalmente.
  2. Para limpar superfícies mais delicadas, misture ¼ copo de bórax com sabão Castile líquido, até formar uma pasta generosa. Utilize uma esponja húmida para aplicar a pasta, retirando-a com água para terminar a limpeza. Adicione algumas gotas de limão para perfumar e dotar o produto de uma ação antibacteriana. 
  3. O bórax é um excelente produto de limpeza ecológica para lavar o chão, deixando-o brilhante: basta juntar num balde ¼ copo de bórax, ½ copo de vinagre branco e água.
  4. Utilize uma mistura de ½ copo de bórax com cerca de 3.5 litros de água quente para limpar portas de armários, paredes e rodapés. Aplique com recurso a um recipiente com spray, limpe com um pano e deixe secar naturalmente.
  5. Na casa de banho, o bórax é um poderoso agente de limpeza de sanitas – pode misturar 1 parte de bórax com 2 partes de sumo de limão; ou em alternativa, 1/8 copo de bórax com ¼ copo de água e algumas gotas de sabão Castile líquido. Ambas as soluções devem ser bem misturadas e aplicadas em spray na sanita, deixando repousar durante 5 minutos antes de esfregar e lavar com água. Para sanitas muito sujas ou com vestígios de ferrugem, deixe a mistura de bórax a atuar de um dia para o outro antes de descarregar.
  6. Para combater a formação de bolor ou outras humidades na casa de banho, pode utilizar o bórax da seguinte forma: encher um balde com água morna, ½ copo de vinagre branco e ½ copo de bórax. Aplique no local a limpar, esfregue e passe por água fresca.
  7. Para limpar o forno, junte 2 colheres de chá de bórax com 2 colheres de sopa de sabão Castile líquido num recipiente com spray, que deve acabar de encher com água. Agite bem antes de o aplicar no forno. Esfregue e retire com água.
  8. Se precisar de lavar peças em porcelana que estiveram guardadas (mesmo aquelas pintadas à mão), encha uma bacia com água morna e ½ copo de bórax e deixe repousar durante algumas horas. Passe por água, seque e arrume.
  9. Quando a máquina de lavar loiça apresentar um aroma desagradável, polvilhe o seu fundo com um pouco de bórax e deixe ficar de um dia para o outro. Limpe e ligue a máquina apenas quando necessário, dispensando assim uma pré-lavagem e poupando água.
  10. Na cozinha, o bórax é ainda um excelente aliado para deixar panelas e testos a brilhar: aplique um pouco numa esponja húmida, esfregue e passe por água. Um líquido de loiça amigo do ambiente!
A sua votação: