12 ideias para reutilizar papel

Quando nos confrontamos com o facto de que é necessário abater 20 árvores adultas para produzir uma tonelada de papel, o papel adquire o estatuto de bem precioso. Aprenda a dar uma nova vida às suas velhas folhas de papel, reciclando e reutilizando… a bem do meio ambiente. 

  1. Tem um monte de jornais velhos e não sabe o que fazer com eles? Utilize-os para limpar os vidros das janelas lá de casa, as superfícies vidradas e os espelhos – depois encaminhe-os para o ecoponto.
  2. Em vez de comprar cartolinas e papéis caros para os trabalhos manuais dos seus filhos, dê-lhes as suas revistas antigas e deixe-os cortar e colar à vontade. Esta é ainda uma excelente maneira de ensinar as crianças a serem ecologistas.
  3. Aproveite os rolos de cartão do papel de cozinha e do papel higiénico para criar argolas para os guardanapos – basta pintá-los, decorá-los com acessórios diversos (fitas, botões, lantejoulas…) forrá-los com tecido ou papel de parede para decorar, a preceito, qualquer mesa. A isto chama-se decoração ecológica!
  4. Todas as folhas de papel que ainda têm um dos lados em branco podem ser reutilizadas de várias formas: podem ser recortadas e agrafadas para criar pequenas blocos de notas, que são sempre úteis; podem ser utilizadas para imprimir documentos de uso pessoal; podem servir para as crianças fazerem desenhos.
  5. Não deite fora o papel de embrulho das suas prendas – se tiver em boas condições pode sempre ser reutilizada para embrulhar outro presente. Em alternativa, faça um embrulho original com folhas de revistas ou de jornal. Seja criativo!
  6. Reutilize os postais de Natal ou de aniversário de diversas formas: pode recortá-los e criar ornamentos para pendurar no pinheiro de Natal ou compor grinaldas decorativas para adornar paredes; se não os quer guardar, pode aproveitá-los para re-enviar para outras pessoas, basta recortar o lado em que estão escritos; em alternativa, pode emoldurar os postais mais bonitos, criando assim obras de arte ecológicas.
  7. Os jornais e panfletos publicitários podem ser rasgados ou triturados e utilizados como compostagem no jardim.
  8. Utilize velhos cartões-de-visita – o lado em branco – como etiquetas para caixas, pastas arquivadoras e outros recipientes de organização e arrumação.
  9. Os rolos de papel de cozinha podem ser reaproveitados para organizar fichas elétricas e luzes natalícias, mantendo-as sempre enroladas. 
  10. Tem certamente dezenas de sacos de papel em casa, provenientes das mais diversas lojas… como reutilizá-los? Coloque meia dúzia no carro para utilizar sempre que for fazer compras de supermercado, evitando assim a compra de sacos plásticos; aproveite-os para forrar caixotes do lixo ou a caixa de areia do seu gato; transforme os sacos de papel mais luxuosos em papel de embrulho original; podem ainda ser utilizados para guardar todo o papel que tem de ir para o ecoponto azul.
  11. Reutilize agendas antigas como blocos de notas ou cadernos.
  12. Aproveite velhos posters, calendários ou mapas para emoldurar e criar originais obras de arte para dispor nas paredes de casa.
A sua votação: