6 dicas para utilizar óleos alimentares como produto de limpeza ecológico

A despensa é uma fonte inesgotável de produtos naturais e domésticos que podem ser utilizados como agentes de limpeza ecológicos – desde o sal e o limão, passando pela pasta dentífrica e até os óleos essenciais. Sabia que os óleos alimentares que utiliza na cozinha – nomeadamente os de girassol e o azeite virgem – são ótimos para limpar uma variedade de coisas?

  1. Mobiliário de madeira: em vez de comprar um spray para a mobília de madeira, confecione o seu próprio polidor de móveis. Junte 2 copos de óleo vegetal ou azeite virgem com o sumo de 1 limão, misture e aplique nos móveis, limpando com um pano macio. Este preparado também serve para camuflar riscos em móveis de madeira clara.
  2. Mobiliário de vime e rattan: este tipo de mobiliário tem tendência a secar e, consequentemente, rachar ou partir facilmente. Para manter os móveis de vime e rattan sempre novos e bonitos, aqueça um pouco de óleo vegetal ou de girassol e pincele toda a peça com o mesmo. Em seguida, passe um pano para garantir que o óleo é bem absorvido.
  3. Panelas de ferro fundido: para lavar mais facilmente panelas de ferro fundido que possam ficar com restos de comida agarrados, prepare uma pasta à base de sal grosso e óleo vegetal, esfregue em toda a panela e depois lave normalmente com água quente.
  4. Superfícies em aço inoxidável: para assegurar o brilho espetacular de qualquer superfície em aço inoxidável, verta um pouco de azeite virgem num pano macio e puxe o brilho. Uma limpeza verde, sem recorrer a produtos tóxicos!  
  5. Sapatos de pele: se tem sapatos de pele marcados e riscados pelo uso, aplique uma gota de óleo vegetal num pano e esfregue nos sapatos de pele até as marcas desaparecerem. No final, puxe o brilho com um pano seco e macio.
  6. Mãos pintadas: uma das formas mais fáceis e ecológicas de retirar tinta das mãos é esfregá-las com um pouco de óleo vegetal antes de as lavar com sabão. Dicas simples, para viver uma vida mais verde!
A sua votação: