6 dicas para utilizar a pasta de dentes como produto de limpeza ecológico

Viver uma vida verde passa pelas mais diversas áreas do nosso quotidiano, incluindo as limpezas. Quem procura alternativas amigas do ambiente para os produtos de limpeza tóxicos, não precisa de ir muito mais longe do que a sua própria despensa ou casa de banho. Sabia que o facto de ser um abrasivo ligeiro, um surfactante (espécie de detergente) e um agente antibacteriano, faz da pasta de dentes um excelente produto de limpeza ecológico?

  1. Chão gasto: não sabe como atenuar as marcas deixadas pelo calçado no chão? A forma mais ecológica de o fazer é com o recurso a pasta de dentes, esfregando-a diretamente nas marcas para depois retirar o excesso com um pano seco. Esta dica funciona especialmente bem nos chãos em linóleo.
  2. Torneiras: para manter todas as torneiras da casa sempre a brilhar, espalhe um pouco de pasta de dentes sobre as mesmas e esfregue com um pano suave até as torneiras reluzirem. Limpeza mais ecológica não há!
  3. Acessórios em acrílico: são muitos os acessórios em acrílico que existem nas nossas casas – quer seja na casa de banho, escritório ou cozinha – e que, com o uso, ficam rapidamente riscados. Utilize uma escova de dentes velha com um pouco de pasta dentífrica para esfregar as superfícies acrílicas até os riscos desaparecerem. Para terminar a limpeza, retire os resíduos em excesso com um pano limpo.
  4. Talheres de prata: tornando-se baços com o tempo e o desuso, devolva o brilho e a beleza natural aos talheres em prata ao colocar um pouco de pasta de dentes sobre um pano suave que depois utiliza para esfregar os talheres. Para terminar, passe os talheres por água e seque-os de imediato com um pano limpo. E quem diz talheres, diz outras peças em prata.
  5. Ferro impecável: o depósito de substâncias minerais podem criar manchas na base de um ferro de engomar, por isso, recorra à pasta de dentes para retirar esta sujidade. Aplique uma pequena quantidade de pasta dentífrica na base do ferro, esfregando cuidadosamente a mancha antes de remover tudo com um pano limpo.
  6. Teclas do piano: esfregue, de forma gentil, cada tecla do piano com uma bola de algodão húmida e embebida com um pouco de pasta de dentes. Utilize um pano limpo e seco para retirar o excesso e polir as teclas. Uma maneira muito amiga do ambiente de manter um piano a brilhar!
A sua votação: