6 formas de utilizar o sal como produto de limpeza ecológico

Económico e potente, o sal pode ser facilmente utilizado como um produto de limpeza ecológico e aplicado nos mais diversos objetos e situações domésticas. O resultado? Uma limpeza eficaz, duradoura e amiga do ambiente.

  1. Superfícies em madeira: sejam elas bancadas de trabalho na cozinha ou mesas em madeira, o sal é um excelente aliado para retirar as manchas de gordura que possam ter sido derrubadas ou salpicadas sobre as mesmas. O que fazer? Cubra as manchas de gordura com sal e deixe repousar durante cerca de uma hora – depois, utilize uma pequena escova ou pano para retirar o sal.
  2. Louça de vidro: o sal é um ingrediente excelente para esfregar, sem danificar ou riscar as superfícies, sendo assim recomendado para limpar a louça de vidro mais suja – basta acrescentar uma pitada de sal ao líquido de lavar loiça para ajudar a retirar as manchas mais resistentes, sem riscar.
  3. Sujidade no forno: quantas vezes um assado ou outro prato confecionado no forno não deixa o seu interior salpicado com comida ou molhos? Logo depois de retirar o recipiente do forno, cubra a sujidade com sal e deixe o forno arrefecer antes de limpar os resíduos com um pano ou esponja húmida. Uma limpeza ecológica e eficaz!
  4. Panelas gordurosas: as panelas com gordura acumulada são as mais difíceis de lavar, mas essa tarefa pode ser facilitada, bastando salpicar a panela com sal. O sal irá absorver o excesso de gordura, no entanto, deve ser removido da panela antes de esta ser lavada como habitualmente. Mas atenção, esta dica não é válida para panelas antiaderentes.
  5. Chávenas de café e chã: fruto do uso continuado e, por vezes, das lavagens inadequadas, as chávenas de café e chã podem acumular manchas castanhas pouco estéticas. Para eliminá-las, deite um pouco de sal sobre o exterior de uma casca de limão e esfregue a chávena até a mancha desaparecer.
  6. Flores artificiais: por mais bonitas que sejam, as flores artificiais têm um grande inconveniente – ganham muito pó e sujam-se facilmente. Para limpar as flores artificiais de forma ecológica, basta colocá-las dentro de um saco de papel, adicionar sal, fechar o saco e abanar com força. O sal irá ajudar a libertar o pó e a sujidade acumulada.
A sua votação: