8 dicas para oferecer presentes ecológicos

Oferecer um presente ecológico não precisa de ser complicado, caro, nem vai comprometer a qualidade e a intenção da oferta: pelo contrário, irá certamente surpreender positivamente quem tiver a sorte de o receber e desembrulhar! Celebre os amigos, a família, o planeta – dê presentes ecológicos!

  1. Uma experiência em vez de uma coisa. Em vez de oferecer objetos pouco úteis e que podem acabar por ficarem esquecidos numa gaveta, recorra a uma alternativa mais verde e ofereça uma experiência: pode ser um tratamento spa, bilhetes para um concerto ou a entrada num parque de diversões. Os presentes ecológicos também fazem parte de uma vida mais verde!
  2. Donativo ecológico. Não sabe o que oferecer àquela pessoa que tem tudo? Faça uma doação em seu nome a uma instituição de caridade ou a uma associação que se dedica a uma causa que essa pessoa apoia. Um presente original, sentido e amigo do ambiente.
  3. Refeição verde. Ofereça uma refeição ecológica, ao convidar quem quer presentear para almoçar ou jantar num restaurante orgânico. Em alternativa, confecione essa mesma refeição em casa e prepare-se para deliciar quem tiver o prazer de a saborear. Um presente ecológico delicioso…
  4. Ofereça serviços. Em vez de oferecer um objeto, ofereça um serviço. Escreva um bonito postal ou cartão (de preferência em papel reciclado) onde oferece xx horas de babysitting à sua irmã, xx horas de ajuda nas tarefas de jardinagem ao seu pai, 1 massagem e 1 jantar romântico à sua cara-metade… para além de serem presentes ecológicos, são também presentes originais!
  5. Compre ecológico. Se quer efetivamente comprar algo novo para oferecer, compre ecológico. Opte por artigos utilitários, reciclados, biodegradáveis e reutilizáveis, evitando objetos em plástico ou que necessitam de pilhas. Ofereça artesanato local, velas ecológicas (feitas com cera de soja ou cera de abelha), brinquedos ou jogos em madeira, vestuário em algodão orgânico, bambu ou cânhamo, um cabaz de alimentos ou uma caixa de vinho orgânico. Não se esqueça que o embrulho deve ser igualmente ecológico: escolha papel reciclado ou crie um embrulho ecológico ao reutilizar folhas de revistas ou de jornal. Em alternativa, ofereça o presente num recipiente reutilizável, caso de uma lata vintage, uma caixa de cartão reciclado ou um saco em algodão orgânico.
  6. Aposte no comércio local. Irá surpreender-se com a oferta que o comércio local dispõe e, ao comprar presentes localmente, não só estará a dar um presente ecológico e a incentivar a economia local, como estará a reduzir a sua pegada de carbono, uma vez que contribui para a redução dos custos logísticos e do impacto ambiental negativo que o transporte contínuo de mercadorias exige. Outra opção é comprar em lojas que apoiam o Comércio Justo – organização que promove a venda de produtos que garantem a agricultores e produtores um preço justo pelos seus artigos, assim como um ambiente de trabalho saudável, economicamente e ecologicamente sustentável.
  7. Ofereça talento. Não haverá presente mais ecológico ou pessoal do que algo que foi feito por si: recorra aos seus talentos especiais para criar um presente único e amigo do ambiente! Pode ser tudo desde uma compota ou um bolo, a um colar, uma camisola tricotada, um quadro pintado ou um vídeo com imagens e músicas que ilustram momentos passados juntos. Seja criativo, seja ecológico! 
  8. Recicle presentes. Provavelmente tem em casa algum presente que um dia recebeu, não gostou particularmente e por um ou outro motivo não o trocou/devolveu; pode ainda acontecer ter no armário um presente comprado para alguém, mas que não chegou a oferecer. Se esses artigos continuam novos e nas suas embalagens originais, está na hora de os oferecer a alguém: a isto chama-se oferecer presentes ecológicos através da reciclagem!
A sua votação: