8 embrulhos ecológicos para os presentes de Natal

O Natal é sinónimo de alegria, família, luzes, doces, presentes… e muito papel usado e desperdiçado, nomeadamente no que toca aos tradicionais embrulhos para prendas. Reunimos 8 ideias ecológicas para que nesta quadra possa embrulhar os seus presentes com recurso a materiais reciclados e muita criatividade, oferecendo assim um presente mais amigo do ambiente!

1. Folhas festivas

Folhas festivas

A primeira dica é um velho clássico, que nunca sai de moda no que toca a fazer embrulhos para presentes ecológicos: reúna todos os jornais e revistas que possa ter em casa e, no caso dos jornais, passe cola branca na parte que ficará do lado de fora do embrulho e deixe secar. Este processo vai permitir que a folha fique com uma textura um pouco mais dura, evitando que a tinta da impressão se solte e suje quem tocar no presente. Com as suas cores, textos e imagens, o uso de folhas de revista para embrulhar presentes de Natal é igualmente divertido e permite um sem número de combinações giras. No final, termine o seu embrulho amigo do ambiente com corda de sisal!

2. Presente em tecido

Presente em tecido

Embrulhos coloridos

Uma forma muito elegante e ecológica de embrulhar presentes de Natal passa pelo uso de tecidos: quer seja com recurso a retalhos que tem guardados na gaveta de costura ou alguma peça de roupa da qual se queira desfazer, esta é uma ideia muito amiga do ambiente. Quer adapte o tecido ao formato do presente ou crie trouxas de Natal personalizadas, o resultado final é irresistível!

3. Embrulhos coloridos

Embrulhos coloridos

Envolva as crianças lá de casa no embrulho dos presentes de Natal, aproveitando para lhes ensinar como é que a reciclagem e as opções mais verdes também podem fazer parte desta quadra. E depois? Depois, peça-lhes para fazer ou colorir desenhos de Natal que serão utilizados para embrulhar os presentes! Original, não é? Ecológico também… principalmente se os desenhos forem feitos em papel reciclado ou de rascunho!

4. Caixas reutilizadas

Caixas reutilizadas

Sabe aquelas caixas de papel e cartão que espalmou e guardou do Natal passado? Esta é uma excelente altura para as resgatar e reutilizar para embrulhar todos os presentes: basta cobri-las com folhas de jornal/revista, fazer colagens, découpage, papietagem, decorar com botões, feltro, missangas, pintar, carimbar… a imaginação é o limite, por isso, toca a reciclar com muito estilo!

5. Sacos sustentáveis

Sacos sustentáveis

E quem diz caixas, diz sacos. Os sacos de papel que vai acumulando ao longo do ano (e das compras na quadra natalícia) podem ser criativamente reciclados para servirem de embrulho de Natal. Mais uma vez, mune-se daquilo que possa ter em casa e personalize cada saco, tendo em conta a quadra e o destinatário… e divirta-se ao fazê-lo!

6. Embrulho costurado, embrulho tricotado

Embrulho costurado, embrulho tricotado

Para quem gosta de costura ou de tricô, os presentes de Natal podem ser oferecidos num bonito saquinho costurado ou tricotado que depois poderá ainda servir de saco de pão, porta-lenços, bolsa para cosméticos, saco para compras… um dois em um perfeito para oferecer no Natal e ao planeta!

7. Papel reciclado

Papel reciclado

Se não abdica de papel de Natal tradicional, mas quer ser mais sustentável no que toca ao seu uso, opte por rolos que sejam feitos a partir de papel reciclado. Em alternativa, compre rolos de papel reciclado em cores lisas, solte a imaginação e enfeite os presentes de Natal com outros elementos decorativos que possa ter em casa, prontos para reciclar e ganharem uma nova vida!

8. Papel de parede também serve!

Papel de parede

Os retalhos de papel de parede que tem guardado lá em casa são outro material perfeito para embrulhar os presentes de Natal – embrulhos luxuosos que são, no fundo, económicos e ecológicos! Mais uma forma criativa e sustentável de agradar a todos aqueles que constam da lista de Natal, incluindo o planeta. Votos de uma vida mais verde, de um Natal mais verde!

 

Imagens: 1,2,3,4,5,6,7,8
A sua votação: