8 ideias criativas para reutilizar postais de Natal velhos

Se tem caixas de postais de Natal antigos guardados lá em casa que não quer deitar fora, mas também não sabe que uso lhes dar, nós temos 8 soluções para transformar postais da quadra natalícia em algo útil e decorativo, porque um Natal mais verde não tem de ser um Natal menos festivo!

  1. Ornamentos de papel: este ano, em vez de comprar ornamentos de Natal novos, aproveite os seus velhos postais de Natal para criar os seus próprios enfeites. Recorte as imagens que mais gostar, faça um furo no topo, ate uma fita condizente e pendure na árvore de Natal. Enfeites ecológicos, sem dúvida!
  2. Individuais natalícios: corte uma seleção de imagens dos seus postais de Natal velhos – ou então mantenha-os inteiros – e cole-os numa folha de cartolina do tamanho de um individual de mesa. Uma vez seco, mande plastificar. Durante a quadra natalícia pode ter uma mesa festiva todos os dias! Este pode ainda ser um belo presente de Natal reciclado feito pelas crianças para os avós ou tios. Nesse caso, deixe os miúdos escrever uma mensagem no verso de cada individual antes de plastificar.
  3. Postais em découpage: a arte de découpage permite, com recurso a cola, afixar qualquer imagem em papel em materiais tão diversos como madeira, vidro, cerâmica ou cartão. Isto significa que os seus postais de Natal velhos podem tornar mais festivos jarras, caixas de madeira, pratos, caixas de arrumação ou qualquer outro objeto de decoração ou que queira oferecer. Mais uma ideia para uma prenda reciclada que fará o maior sucesso debaixo de qualquer pinheiro de Natal.
  4. Etiquetas festivas: aproveite e recorte as imagens mais apelativas dos seus postais de Natal antigos para utilizar como etiquetas para os presentes de Natal e/ou como marcadores de lugares e/ou indicadores de pratos nos buffets das festas natalícias lá de casa.
  5. Postais saborosos: corte os postais de Natal velhos ao meio, reciclando a parte que está escrita e reutilizando a parte em branco para escrever uma das suas receitas de Natal preferidas. Depois, junte uma cópia desta receita a cada presente ou postal de Natal enviado – um miminho extra que dá bom uso a velhos postais!
  6. Moldura mágica: crie molduras natalícias divertidas ao cortar um oval, círculo ou quadrado (deve adequar-se à foto escolhida) na parte da frente de um postal de Natal velho e cole a fotografia na parte de dentro, de forma a aparecer nesse espaço. Disponha sobre a lareira, na mesa da entrada ou no frigorífico.
  7. Confetti natalício: com um triturador de papel ou – se tiver tempo e paciência – com um furador em forma de estrela, floco de neve ou outro motivo da época, transforme os postais de Natal velhos em confetti festivo que pode ser usado para enfeitar jarras de vidro, deitado sobre a mesa de jantar da Consoada ou lançado ao ar na manhã de Natal… reciclar papel nunca foi tão divertido!
  8. Velho vs. Novo: corte os postais de Natal velhos ao meio, reciclando a parte que está escrita e reutilizando a parte em branco para escrever as mensagens deste ano. Coloque num envelope e envie como habitual! Desejar boas festas nunca foi tão ecológico…
A sua votação: