O que é a pegada de carbono?

O carbon footprint ou pegada de carbono é a nossa pegada ambiental no mundo, ou seja, mede a quantidade de dióxido de carbono que produzimos diariamente e a forma como essas emissões de gás influenciam o meio ambiente. Já calculou a sua pegada de carbono?

O que é a pegada de carbono?

Todos os dias, através das nossas atividades e rotinas habituais, produzimos dióxido de carbono que é libertado para a atmosfera – a nossa pegada de carbono. Esses gases de efeito estufa detêm o calor na atmosfera do planeta o que, por sua vez, contribui para o aquecimento global, que tem efeitos prejudiciais sobre o meio ambiente, a vida humana e animal. Por tudo isso, reduzir a nossapegada de carbono torna-se imperativo e é a maneira mais verde de se viver hoje!

A pegada de carbono pelo mundo

Em média, cada cidadão do mundo tem uma pegada de carbono de 4 toneladas por ano, ou seja, todos nós produzimos cerca de 4 toneladas de dióxido de carbono anualmente. Curiosamente, na América do Norte, cada cidadão produz cinco vezes mais – até 20 toneladas de dióxido de carbono por ano. Na Europa, esses valores são significativamente menores: por exemplo, no Reino Unido a pegada de carbono de cada pessoa é, em média, 10 toneladas por ano; e em França, esse valor baixa para as 6 toneladas anuais. Pode calcular a sua pegada de carbono online através do site CarbonoZero ou A Iniciativa Verde.

Como se mede a pegada de carbono?

Uma vez que a pegada de carbono está diretamente relacionada com os nossos hábitos diários, é natural que a sua medição incida em fatores tão diversos como: a idade, o local onde vive e o tamanho da sua habitação, os seus custos energéticos mensais (água, luz, gás), a quantidade de lixo que produz em casa e os seus hábitos de reciclagem, os seus hábitos de compra tem, que tipo de alimentos consome e como é que esses alimentos são produzidos, se viaja muito e quais os meios de transporte que privilegia. Numa escala maior, os governos e as empresas também estão cada vez mais atentos às suas próprias pegadas de carbono no mundo, como atesta o Protocolo de Gases de Efeito Estufa. A Carbon Trust , por exemplo, é uma empresa britânica que desenvolveu uma ferramenta prática e acessível, para que as próprias empresas possam calcular a sua pegada de carbono.

Como reduzir a nossa pegada de carbono

Existem inúmeras maneiras de reduzir a nossa pegada de carbono no mundo, contribuindo assim para um planeta mais verde e mais saudável. Reduzir a quantidade de dióxido de carbono que libertamos para a atmosfera diariamente passa pela alteração de hábitos como andar mais a pé ou de transportes públicos, em vez de carro; consumir menos e, sempre que possível, localmente; poupar recursos energéticos e investir em energias alternativas. Um passo de cada vez para reduzir uma pegada de carbono que não tem de ser tão prejudicial para o meio ambiente.

A sua votação: