Soluções e ideias de brinquedos ecológicos para crianças

Sabia que existem brinquedos infantis verdes que não prejudicam o divertimento, nem o meio ambiente? Existem inúmeras soluções e ideias de brinquedos ecológicos para crianças – saiba como fazer uma escolha ecológica na hora de brincar. É apenas uma das formas de viver uma vida mais verde e de começar a ensinar as crianças a serem ecologistas.

Escolher com cuidado. A escolha de brinquedos infantis ecológicos começa com os materiais mais amigos do meio ambiente, ou seja, madeira sustentável, bambu, plástico sem PVC, borracha, feltro, algodão e outros tecidos orgânicos, qualquer brinquedo que não tenha uma tinta ou revestimento tóxico e, claro, aqueles que sejam compostos por material reciclado.

De onde veio? Outra forma verde de escolher brinquedos infantis é saber o seu país de origem – quanto mais perto for, melhor. Isto porque existem custos ambientais muito elevados no que toca ao transporte de brinquedos (e de todos os produtos em geral) de um país para o outro. É ainda uma excelente maneira de reduzir a sua pegada de carbono.

Poucos, mas bons. Invista em brinquedos infantis de qualidade, ou seja, duradouros. Assim, serão menos os brinquedos que irão para o lixo após pouca ou nenhuma utilização; gastará menos dinheiro na compra de brinquedos novos, bem como na utilização dos muitos recursos e custos de transporte associados à produção massiva de brinquedos infantis.

Brinquedos reciclados. Os brinquedos infantis reciclados podem ter várias origens: podem ser brinquedos velhos consertados ou adaptados para outras funções (é uma ótima maneira de ensinar as crianças o conceito de reciclagem!); podem ser herdados de irmãos, primos ou amigos mais velhos; podem ser brinquedos vintage, ou seja, imagine o seu filho a brincar com os brinquedos que foram seus!

Evitar pilhas e baterias. As pilhas e as baterias são tudo menos amigas do ambiente, por isso, evite adquirir brinquedos infantis que requerem este tipo de suporte. Se não tiver alternativa, opte sempre por utilizar pilhas recarregáveis. Caso contrário, invista em brinquedos movidos a energia solar – é o futuro dos brinquedos infantis ecológicos!

Simples e prático. Aquando da escolha de brinquedos infantis, opte por aqueles que apresentam a menor quantidade ou volume de embalagem – é a escolha mais ecológica! No caso de embalagens grandes, não se esqueça de reciclar tudo o que puder ou aproveite os restos para fazer trabalhos manuais com a criança ou uma casa para brincar, no caso de caixas de grandes dimensões.

Comércio Justo. Existem já inúmeros brinquedos infantis produzidos sob a chancela do “Comércio Justo” (Fair Trade), ou seja, para além de se tratar de brinquedos que foram produzidos de forma ecológica e sustentável, quem os produziu foi remunerado com um preço justo. Em alternativa, adquira brinquedos infantis criados por artesãos locais – para além de proporcionar um brinquedo ecológico à criança, estará a apoiar o comércio e a economia locais.

Trabalhar com as mãos. Não há brincadeira infantil mais ecológica do que fazer trabalhos manuais – para além de serem uma alternativa aos brinquedos de plástico, são uma excelente ideia para incentivar a imaginação e a criatividade da criança. Assegure-se apenas que todo o material utilizado é amigo do ambiente: papel reciclado, lápis de cera à base de soja, plasticina, colas e tintas à base de água. Em vez de comprar material para trabalhos manuais, aproveite para usar o que tem em casa e que tem como destino o lixo ou a caixa da reciclagem.

Faz de conta. Roupas vintage e/ou que já não servem a ninguém podem ser reunidas num baú para que as crianças possam vestir-se e brincar ao faz de conta. Uma brincadeira divertida e 100% amiga do ambiente.

Brincar ao ar livre. Uma excelente ideia de brincadeira ecológica para crianças passa simplesmente por sair de casa e brincar ao ar livre, correndo, saltando à corda, brincando às escondidas, tratando do jardim, andando de bicicleta, skate ou patins. As possibilidades são muitas e porque todas elas são realizadas em comunhão com o meio ambiente, são muito saudáveis também.

A sua votação: