Top 12 produtos de limpeza amigos do ambiente

Viver uma vida mais verde também passa pela eliminação, das nossas casas, de produtos químicos e respetivas toxinas nocivas. Um dos principais culpados nesta área são os produtos de limpeza que, recheados de químicos sintéticos, são um perigo para a saúde e para o meio ambiente. Felizmente, existem inúmeros produtos de limpeza ecológicos e que provavelmente todos temos em casa. Conheça os mais populares e saiba que era com estes produtos que se fazia a limpeza antigamente e a verdade é que sempre funcionaram.

  1. Sal: alguma vez pensou no sal como um produto de limpeza amigo do ambiente? A partir de agora pode! Desde a remoção das nódoas mais difíceis, a um aliado perfeito para devolver o brilho a panelas e tachos, as suas limpezas nunca mais serão as mesmas sem o sal!
  2. Panos reciclados: em vez de adquirir panos de limpeza sintéticos, poupe dinheiro e o ambiente ao reciclar roupa e toalhas velhas, reutilizando-as como panos de limpeza ecológicos.
  3. Vinagre: 100% natural e livre de toxinas, o vinagre (preferencialmente o vinagre branco) é um excelente e eficaz produto de limpeza ecológico porque tem uma ação desinfetante, desodorizante e até anti-repelente.
  4. Água tónica: não há forma mais ecológica de eliminar nódoas do que com água tónica, que é ainda o produto de limpeza eleito para limpar, na perfeição, todas as superfícies de aço inoxidável.
  5. Bicarbonato de sódio: sem qualquer toxicidade, o bicarbonato de sódio é barato e, em termos de limpeza, eficaz, multifacetado e amigo do ambiente. Com propriedades como desodorizante, tira-nódoas e agente de limpeza, pode ser utilizado numa diversidade de situações.
  6. Sabão Castile: confecionado com elementos tão naturais como a azeitona, jojoba ou coco, o sabão Castile (disponível em sabonete ou em líquido) é um produto de limpeza ecológico extremamente suave, podendo ser utilizado em todos os cantos da casa.
  7. Sumo de limão: não existe produto de limpeza mais verde do que o sumo de limão! Para além de ser um poderoso desengordurante e eliminador de manchas, deixa um aroma agradável em toda a casa.
  8. Bórax: podendo ser facilmente encontrado junto dos detergentes no supermercado, o bórax é um pó branco mineral que, ao ser adicionado à água, remove todo o tipo de sujidade, bolor e bactéria; assumindo, simultaneamente, o papel de desodorizante.
  9. Óleo alimentar: para além do seu importante papel na cozinha, os óleos alimentares são ainda um produto de limpeza surpreendente, que pode ser aplicado numa variedade de superfícies para um brilho e frescura impecáveis.  
  10. Água oxigenada: uma boa e mais suave alternativa à lixívia, a água oxigenada é um ótimo agente de limpeza, na medida em que desinfeta e remove todo o tipo de nódoas – tudo isto e ainda é um produto de limpeza ecológico.
  11. Óleos essenciais: para além do seu aroma maravilhoso, os óleos essenciais têm-se revelado verdadeiros produtos de limpeza verdes. Com uma ação antissética e antibacteriana, óleos essenciais como tomilho, cravo-da-índia, manjericão, hortelã-pimenta, eucalipto, pinho, lavanda, limão, bergamota e cidreira devem fazer parte do seu kit de limpeza doméstico. 
  12. Papel de jornal: se tem jornais velhos em casa, esses exemplares são perfeitos para limpar vidros e espelhos – é ainda uma forma prática e inteligente de reutilizar papel antes de o enviar para a reciclagem.
A sua votação: