10 dicas para ensinar as crianças a serem ecologistas

Viver uma vida verde está ao alcance de todos – dos 8 aos 80 anos – e ensinar o seu filho(a) a ser ecologista está nas suas mãos… afinal de contas, o futuro pertence às crianças e esse futuro quer-se vivido num planeta saudável e ecologicamente sustentável. Comece já hoje a ensinar a sua criança como pode ser mais verde.
- Ensine a criança os 3 “Rs”. Reduzir, reutilizar e reciclar são palavras que deve introduzir no vocabulário da sua criança o quanto mais cedo possível. Explique-lhes muito bem o que significa cada conceito, utilizando exemplos práticos, e de que forma fazer tudo isso no dia-a-dia é bom para o planeta.
- Eco-ponto em casa. Adquire um eco-ponto ou faça um com recurso a três cestos ou baldes resistentes e envolva a criança na separação do lixo. Na hora de ir ao eco-ponto da rua para despejar a vossa reciclagem, leve a criança consigo para que ela o ajude a colocar cada item no respetivo local – basta ensiná-las que o azul é para o papel, o verde é para o vidro e o amarelo é para as embalagens e plásticos.
- Trabalhos manuais. Antes de deitar tudo para o eco-ponto vejam o que podem reutilizar e reciclar em obras de arte! Rolos de papel de cozinha, tampas de plástico ou rolhas podem ser matéria-prima divertida para a realização de trabalhos manuais – e estes devem ser acompanhados de papel reciclado, tintas e colas à base de água e lápis de cera à base de soja. Informe a criança sobre estas escolhas ecológicas.
- Água & Eletricidade. Uma das formas de viver uma vida mais verde é poupar os recursos que muitas vezes ignoramos e desperdiçamos desnecessariamente sem dar conta. Ensine o seu filho(a) a fechar a torneira da água quando está a lavar os dentes ou as mãos, incentive-o a trocar os banhos de banheira por duches mais rápidos. Em matéria de eletricidade, é importante transmitir a responsabilidade de desligar todas as luzes que não estão a ser utilizadas – essa pode ser uma tarefa da criança, ao percorrer a casa em busca de luzes desnecessariamente acesas. Ela vai adorar ajudar a “patrulhar” a casa e juntos vão reduzir a vossa pegada de carbono!
- Brincadeira ao ar livre. Motive a criança a sair de casa e a brincar ao ar livre, aproveitando assim a luz natural e o melhor que a Mãe Natureza tem para nos oferecer. Os passeios de bicicleta, de skate ou de patins em linha são divertidos e não poluentes e estará a ensinar ao seu filho que existem formas de transporte alternativas e ecológicas. Em vez de irem passear para espaços fechados, visitem um jardim botânico, o jardim zoológico, a marina, a praia ou o campo.
- Sacos de pano, sempre! As crianças acompanham-nos muitas vezes nas idas ao supermercado, por isso, dê o exemplo e leve sempre os sacos de pano para trazer as compras – aproveite e arranje um saco pequenino para a criança também poder ajudar a transportar alguma coisa. Esse saco pode ainda ser utilizado para levar as suas coisas para a escola ou para quando vão passar o fim de semana à casa dos avós. Explique à criança que o motivo pelo uso dos sacos de pano é muito simples: um saco de plástico demora poucos segundos a ser produzido e centenas de anos para se decompor.
- Já não serve. Quando chegar a hora de fazer uma escolha na roupa, calçado e brinquedos que já não se adequam à idade da criança, envolva o seu filho(a) na seleção da mesma e faça questão de doar esses objetos a uma instituição que possa precisar. Quando for deixar as coisas nessa instituição, leve a criança consigo e explique-lhes que esta é uma excelente maneira de reutilizar.
- Plantem um jardim. Não há forma mais verde para estar na vida do que em contacto com a Mãe Natureza e manter um jardim que envolva toda a família – crianças incluídas! – é uma excelente maneira de contribuir positivamente para o meio ambiente. Plantem uma árvore, uma pequena horta com legumes ou se viverem num apartamento, alguns vasos com ervas aromáticas ou flores, podem ser o suficiente para despertar o jardineiro que há na criança.
- Brinquedos vintage. Presenteie os seus filhos com os brinquedos da sua infância e ensine-os que o que interessa é ter poucos mas bons, porque a produção massiva de brinquedos requer a utilização de inúmeros recursos naturais que prejudicam o meio ambiente. Para além disso, guarde os brinquedos dos filhos mais velhos, para depois dar aos mais novos – se tiverem guardados durante algum tempo, serão sempre uma novidade. Os brinquedos ecológicos são outra opção muito amiga do ambiente.
- Lixo no chão, não! Uma das principais “regras” de um ecologista é proteger o meio ambiente e isso significa não deitar lixo para o chão, seja qual for o local ou a circunstância. Ensine as crianças a deitarem o lixo no seu lugar apropriado e, se não tiverem um caixote do lixo próximo, para guardarem a embalagem de chocolate no bolso ou para deitarem a chiclete num lenço de papel e guardá-lo na mochila até chegarem a casa ou até passarem por um caixote do lixo.
A sua votação: